O papel do homem e da mulher na sociedade
A estrutura familiar bem como o papel do homem e o da mulher tem mudado nas últimas décadas. Estas mudanças nos trouxeram um homem e uma mulher muito diferentes dos que podíamos encontrar no início do século XX quando os papeis eram bem delimitados e os casamentos insolúveis.
Em outras épocas, a mulher ficava limitada às funções do lar, hoje a mulher trabalha também fora de casa está e ajuda a compor a renda familiar. Ela exerce profissões que antes eram restritas aos homens. Conquistou seu espaço na sociedade e está à frente de grandes empresas, pesquisas tecnológicas e científicas mundiais mostrando sua capacidade. Uma prova disto é a Olimpíada do Conhecimento realizada este ano em Belo Horizonte que confirmou a medalha de ouro na ocupação profissional TI -Soluções em Software a uma mulher de Sergipe de 17 anos e a medalha de Prata a outra mulher Sergipana na ocupação Pintura Automotiva. Para mulher o casamento e a maternidade não são mais necessários para a conquista da felicidade, quer, antes de tudo, sua realização profissional.
O homem deste século não se parece muito com os seus avós. Até os anos 60 o homem era o único provedor do lar, ou seja, trabalhava para sustentar a família e tomava as decisões importantes. Em geral, os homens não demonstravam os seus sentimentos para não demonstrar fragilidade . Sua participação na educação dos filhos limitava-se a dar ordens e a impor disciplina. Hoje percebeu que criar laços afetivos com o filho é extremamente positivo. Essa mudança deve-se, entre outros fatores, à redefinição do papel do homem e da mulher em todos os setores da sociedade, que teve início a partir da luta feminina por direitos iguais aos homens e da entrada da mulher no mercado de trabalho.