Doença do glúten
← Proteínas do trigo: Glúten
1. -> Diferença: Alergia x Intolerância alimentar:
1.1.1->Alergia alimentar: quando o organismo reage a um alimento, desencadeando uma resposta imune. Alimentos que desencadeiam alergia: ovos, amendoim, frutos do mar, etc.
1.1.2->Intolerância alimentar: não desencadeia reação alérgica, mas causa uma resposta do sistema digestivo. Proteínas presentes em alimentos que desencadeiam intolerância: lactose, glúten, etc.
*Pessoas com intolerância alimentar não são capazes de digerir corretamente determinados alimentos. Em geral, o problema envolve algum defeito ou deficiência em uma enzima necessária à digestão desse alimento.
1.2-> Doença celíaca:
1.2.1->O quê é
É uma intolerância a determinadas proteínas presentes no glúten de alguns cereais, mais especificamente, uma intolerância à fração prolamina, constituída pelas gliadinas, um conjunto de 40 proteinas.
1.3 – Histórico:
- 1887: na Inglaterra, o medico Samuel Jones Gee descreve a doença celíaca como “um tipo de indigestão crônica”;
- 1940: desenvolvimento de técnicas que permitiam a obtenção de amostras do intestino delgado, tornando possível estabelecer uma relação entre o estado da mucosa intestinal, a historia clinica e a dieta do paciente;
- 1944: o medico pediatra alemão W. K. Docke provou que o fator tóxico existente na farinha de trigo encontrava-se no glúten;
- 1970: surgimento do método atualmente empregado para o diagnostico da doença celíaca, proposto pela Sociedade Europeia de Gastroenterologia Pediatrica:
->Objetivo do método: praticar três biopsias do intestino com intervalos de tempo entre cada uma delas:
>>Biopsia 01: feita sob dieta normal, com objetivo de observar a lesão da mucosa intestinal;
>>Biopsia 02: após a biopsia 01, o paciente recebe uma