Hipercolesterolemia familiar
A doença celíaca é uma enfermidade em que um indivíduo tem intolerância ao glúten. O glúten é uma proteína formado através da gliadina e da glutenina, presente em trigos, centeio, cevada, aveia e malte. A ingestão de glúten em doentes celíacos fazem com que as vilosidades do intestino se encurtem, fazendo com que não aconteça a absorção dos nutriente que serão ingeridos pelo doente. Isso pode acarretar em vários sintomas como anemia, deficiência de vitaminas, osteoporose. Outros sintomas também presentes nessa doença é a diarréia e esteatorréia, que acontecem pelo fato do individuo não conseguir fazer a digestão do glúten. A dermatite herpetiforme também é outro agravante da doença que ocorre na pele. Essa doença pode apresentar três formas clínicas: clássica ou típica, não clássica e atípica e assintomática ou silenciosa, cada qual com sua característica. O tratamento da doença é absolutamente a remoção de alimentos que contém glúten na dieta. Essa doença pode ser diagnosticada através de uma endoscopia intestinal. Neste trabalho, apresenta-se um estudo de caso de uma paciente idosa que através da doença celíaca teve agravamento de osteoporose que respondeu bem ao tratamento através de uma dieta isenta de glúten.
Palavras-chaves: Glúten; Doença celíaca; Osteoporose; Dermatite herpetiforme; diarréia
Introdução
A intolerância permanente ao glúten, ainda pouco conhecida, seus sintomas podem confundir com outros distúrbios, trata-se da doença Celíaca. Essa doença geralmente se manifesta na infância, entre o primeiro e terceiro ano de vida podendo surgir em qualquer momento da vida, inclusive na fase adulta ou até mesmo em idosos.
O tratamento deve ser uma dieta isenta de glúten. O glúten é uma proteína presente no trigo, cevada, centeio, aveia e malte, cereais muito utilizados na composição de alimentos, medicamentos, bebidas industrializadas, cosméticos, entre outros."O glúten é usado para dar consistência, elasticidade