o que é politica
O termo molar (do latim moles, que significa "grande massa") foi inicialmente introduzido na química pelo químico alemão August Wilhelm Hofmann, por volta de 1865.
O mol é o nome da unidade de base do Sistema Internacional de Unidades (SI) para a grandeza quantidade de matéria ou quantidade de substância.
É uma das sete unidades de base do SI muito utilizada na Química.
O mol funciona como uma forma de simplificar representações de proporções químicas e no cálculo de concentração de substâncias.
Exemplo: H2O = 18 g/mol (1 + 16 + 1 = 18)
Significa que em 18 g há 1 mol de moléculas de água ou 6,02 x 10^23 moléculas (número do Avogadro).
O “aparecimento” do mol não só veio facilitar os cálculos estequiométricos, como possibilitou o conhecimento do número de partículas envolvidas numa dada porção de matéria, em jogo numa reação. Este conhecimento é de vital importância no estudo da Química, uma vez que estabelece um elo de ligação entre os níveis macroscópico e os microscópico da matéria.
O numero de mol e dado pela seguinte formula: Onde: n = número de mols m = massa (g)
MM = massa molar (g/mol) http://www.infopedia.pt/$mole-(quimica);jsessionid=s-hP7yxZDxj9Hu8Ut1YFkg__ http://answers.yahoo.com/question/index?qid=20090225111510AAeMxx9 http://pt.wikipedia.org/wiki/Mol http://www.profpc.com.br/Estequiometria.htm http://www.infoescola.com/quimica/estequiometria/ Estequiometria
É o cálculo das quantidades de reagentes e/ou produtos das reações químicas em mols, em massa, em volume, número de átomos e moléculas, realizado como conseqüência da lei de Proust, executado, em geral, com auxílio das equações químicas correlatas.
A palavra estequiometria é de origem grega e significa medida de uma substância.
Estéquio: do grego Stoikheion (elemento ou substância)
Metria: do grego metron (medida)
Os cálculos estequiométricos foram iniciados pelo químico Joseph Louis Proust.
A estequiometria