Direito e Seguros
CÓDIGO CIVIL
CONTRATO DE SEGURO
SÃO PAULO
2013
GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
CÓDIGO CIVIL
CONTRATO DE SEGURO
SÃO PAULO
2013
RESUMO
O Contrato de Seguro está previsto nos artigos 757 a 777 do Código Civil.
Nele podemos encontrar recomendações para a execução do contrato e garantir o comprimento legal do mesmo de ambas as partes, tanto pelo segurador quanto pelo segurado.
Nesta atividade apresentamos os códigos em questão e uma sucinta explicação sobre cada um deles, os termos usados em contratos e suas definições e um modelo de contrato de seguro com os artigos correspondentes demarcados para maior conhecimento.
1. HISTÓRICO
O homem sempre esteve preocupado com a estabilidade de sua existência. Por sofrer as consequências das variações climáticas e dos perigos da vida, desde a antiguidade procurava se organizar em grupos para ter mais força e garantir o sustento e a segurança. Com o tempo, a evolução das atividades comerciais mostrou a necessidade de proteção também contra os prejuízos financeiros. E foi dessa forma, justamente buscando garantir as finanças e diminuir a insegurança nas atividades cotidianas, que surgiu o seguro. O seguro nasceu da necessidade do homem em controlar o risco. Existem indícios que já na Babilônia, 23 séculos antes de cristo, caravanas de cameleiros que cruzavam o deserto mutualizavam entre si os prejuízos com morte de animais. Na China antiga e no Império Romano também haviam seguros rudimentares, através de associações que visavam ressarcir membros que tivessem algum tipo de prejuízo.
2. A IMPORTÂNCIA DO SEGURO
Na hierarquia de necessidades do ser humano, um dos fatores que está no topo, além do conforto, é a segurança. Todos querem assegurar o nosso património, ou ainda mais valioso, assegurarmo-nos a nós próprios. Para isso, os seguros são uma ajuda. Apesar de os pagarmos mensal, semestral