administração da produção
1.1 Conceituação de Produção
Produção é a atividade de transformação (processo) de matéria-prima em utilidades necessárias ao consumidor.
Para que uma organização “sobreviva” é necessário que esta produza algo que seus clientes em potencial desejem consumir a um preço que desejem ou possam pagar.
1.2 Conceituação de Administração da Produção
A Administração da Produção e Operações (APO) são as técnicas e metodologias utilizadas na gestão da produção. A produção deve ser o centro das atividades de uma organização, além de ser encontrada na essência da vida empresarial. Administração da Produção (APO) está diretamente ligada aos serviços e produtos que nos são oferecidos.
De modo geral APO se refere às atividades as quais são orientadas para a produção de um bem físico ou a prestação de serviços. De fato a palavra “produção” possui uma ligação mais próxima a atividades industriais, enquanto operações são abordadas em empresas prestadoras de serviços.
Segundo Moreira (2008) é comum ver APO relacionada a atividades fabris, o que é incorreto. De fato o cenário como linhas de produção; locais cheios de máquinas representam e têm a ver com APO, no entanto, é uma imagem incompleta e não se resume somente a isso.
Como campo de estudo a APO é o campo que estuda as técnicas e conceitos aplicáveis à tomada de decisões, na função da produção (empresas de serviços). Possui ênfase tanto em indústrias como em empresas prestadoras de serviços.
Para que a APO seja feita de forma correta e eficiente é necessário que haja: Planejamento; Organização; Direção e Controle