direito do trabalho
Curso: Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Deficiência Visual
1. Conceito: Deficiência visual é a perda ou redução da capacidade visual em ambos os olhos, com caráter definitivo, não sendo susceptível de ser melhorada ou corrigida com o uso de lentes e ou tratamento clinico ou cirúrgico. Se um indivíduo perder a visão de um dos olhos, mas o outro olho tiver uma visão normal, este não é considerado deficiente visual, pois para isso são necessários que tenha comprometimento em ambos os olhos.
2. Dados Estatísticos:
A cada 5 segundos 1 pessoa se torna cega no mundo.Do total de casos de cegueira, 90% ocorrem nos países emergentes e subdesenvolvidos.
Até 2020 o número de deficientes visuais poderá dobrar no mundo.
Com tratamento precoce, atendimento educacional adequado, programas e serviços especializados, a perda da visão não significa o fim de uma vida independente e produtiva.
A Organização Mundial da Saúde aponta que, se houvesse um número maior de ações efetivas de prevenção e/ou tratamento, 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados. Ainda segundo a OMS cerca de 40 milhões a 45 milhões de pessoas no mundo são cegas; os outros 135 milhões sofrem limitações severas de visão.
528.624 pessoas são incapazes de enxergar (cegos);
6.056.654 pessoas possuem grande dificuldade permanente de enxergar (baixa visão ou visão subnormal);
Outros 29 milhões de pessoas declararam possuir alguma dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
3. Causas
De maneira genérica, podemos considerar que nos países em desenvolvimento as principais causas são infecciosas, nutricionais, traumáticas e causadas por doenças como as cataratas. Nos países desenvolvidos são mais importantes as causas genéticas e degenerativas. As causas podem ser divididas também em: congênitas ou adquiridas.
Causas congênitas: amaurose congênita de Leber, mal formações oculares, glaucoma