esquadro e compasso
A GLORIA DO G.´.A.´.D.´.U.´.
A Simbologia Numérica e o Hexagrama
Dentro da Simbologia Numérica, temos as seguintes relações:
AA.'. .............1, 2, 3, e 4.
CC.'. ............. 4, 5, 6 e 7.
MM.'.............. 7, 8, 9, e 10.
A DÉCADA é aqui encarada como representando uma unidade nova. DEZ encerra, pois é uma união completa, um ciclo fechado, ao qual nada há que acrescentar.
Pitágoras ensinava que DEZ engendra QUATRO, pois 1 + 2 + 3 + 4 = 10, graficamente, figurado pelo triângulo encerrando dez pontos disposto por 1, 2, 3 e 4.
Outrora, um traçado destes provocava a sucessão infinita de idéias, todas lógicas e intimamente encadeadas. Ao iniciado moderno cumpre formar a Cadeia que lhe servirá de fio de Ariadne, para guiá-lo no labirinto dos conhecimentos iniciáticos.
CINCO nasceu de QUATRO; SEIS é constituído pelo ambiente sintético, emanado de CINCO.
A atmosfera psíquica que envolve nossa personalidade, compõe-se, sob o ponto de vista hermético, de ÁGUA vaporizada pelo FOGO ou de água ígnea, isto é, o fluido vital carregado de energias ativas.
Essa união do Fogo e da Água é representada graficamente por uma figura, muito conhecida por, SIGNO DE SALOMÃO.
Dos dois triângulos entrelaçados, um é masculino ativo e o outro é feminino-passivo. O primeiro representa a energia individual, o ardor que se eleva da própria personalidade; o segundo representado por um triângulo invertido, em forma de taça, é destinado a receber o orvalho depositado pela umidade através do espaço.
C.´.M.´.
Josemar F. Araujo
05/10/13