pnaic
O aprendizado da ortografia implica construir constantemente hipóteses acerca da escrita, as quais são reformuladas conforme a compreensão da criança sobre o sistema de escrita . Os erros cometidos pelas crianças revelam as representações que elas fazem acerca das convenções ortográficas bem como o desenvolvimento de habilidades metalinguísticas que lhe permitam refletir e usar a linguagem de forma intencional.
Crianças do 3ºano do ensino fundamental realizaram tarefas para avaliação de suas habilidades de análise fonológica ( subtração e trocas de fonemas), que visavam a avaliação do conhecimento ortográfico . Após a realização das atividades e de acordo com os dados obtidos no mapeamento ortográfico foi possível verificar que existe na maioria da turma uma dificuldade no domínio de diferentes tipos de nasalizações .
A omissão da nasalização é frequente tanto na criança de desenvolvimento típico nos primeiros estágios do aprendizado da escrita, como em crianças com dificuldades específicas de aprendizagem da linguagem escrita sendo que tal omissão tende a diminuir consideravelmente ao longo da escolaridade. Com essa constatação foram aplicadas diversas atividades ,banco de palavras ,leituras de textos,caça –palavras e ao final um ditado onde pude verificar que houve uma melhor compreensão por parte dos alunos alfabetizados sobre esse tema . Percebi a importância de se fazer uma análise sobre as dificuldades dos estudantes pois a partir da visualização da tabela fica mais fácil reavaliar, organizar e direcionar o trabalho com a turma e até com algumas especificidades de alguns alunos.
Registro Reflexivo PNAIC janaina melo