Detecção de aminoácidos e proteínas em solução por meio de reações de coloração.
Introdução:
As proteínas são polímeros de aminoácidos unidos por ligações, denominadas ligações peptídicas, uma ligação peptídica é a união do grupo amino (-NH2) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) de outro aminoácido, através da formação de uma amida. Além disso, os diferentes grupamentos "R" encontrados nos aminoácidos influenciam na estrutura, na funcionalidade e nas propriedades das proteínas individuais.
Para a detecção de proteínas e aminoácidos existem vários métodos. Os métodos de coloração podem ser com Biureto e também com Ninhidrina.
A reação com Biureto é utilizada para verificar a presença de peptídios. As proteínas ou peptídeos, quando tratados por uma solução diluída de sulfato de cobre em meio alcalino, apresentam uma coloração púrpura característica.
Na reação do biureto, o NaOH, presente em solução, conduz a cadeia peptídica a um desarranjo em sua estrutura tridimensional. Os íons Cu2+ presentes em solução, originados do sulfato de cobre, formam um complexo com os aminoácidos, estabelecendo interações com os átomos de nitrogênio da cadeia peptídica. Esse complexo formado confere uma coloração púrpura característica a solução.
A reação de Ninhidrina é feita através dos aminoácidos aquecidos em solução contendo excesso de ninhidrina, todos aqueles que têm grupamento amino livre produzindo um composto púrpura, conhecido como Púrpura de Rüehmann. Essa reação também pode ser utilizada na detecção de peptídios e proteínas que apresentem essa característica.
Em condições apropriadas, a intensidade da cor produzida é proporcional à concentração de espécies (aminoácidos, peptídeos ou proteínas) presentes. Entretanto existem dois aminoácidos que são exceções a essa reação: a prolina e hidroxiprolina, que são aminoácidos, a ninhidrina reage formando um composto amarelo.
Objetivo:
Relembrar à fórmula geral dos aminoácidos.
Relembrar à estrutura das