Viscosidade cinematica
- Relatório nº 01 -
- Viscosidade Cinética -
Disciplina: Laboratório de Engenharia Química I
Professor: Eudésio de Oliveira Vilar Turma: 03
Aluno: Virginia Maria Ramalho de Menezes
Matrícula: 21011965
Data do experimento: 21 de março de 2012.
Data da entrega do relatório: 29 de março de 2012.
Campina Grande, março de 2012.
Introdução
Formalmente, um fluido é uma substância que se deforma continuamente quando submetida a uma força de cisalhamento (tangencial). Uma definição equivalente é a seguinte: fluido é uma substância que, quando em repouso, não oferece resistência a uma força de cisalhamento.
Consideremos um fluido em repouso entre duas placas planas. Suponhamos que a placa superior em um dado instante passe a se movimentar sob a ação de uma força tangencial. A força Ft, tangencial ao fluido, gera uma tensão de cisalhamento. O fluido adjacente à placa superior adquire a mesma velocidade da placa (princípio da aderência). As camadas inferiores do fluido adquirem velocidades tanto menores quanto maior for à distância da placa superior (surge um perfil de velocidades no fluido). Também pelo princípio da aderência, a velocidade do fluido adjacente à placa inferior é zero. Como existe uma diferença de velocidade entre as camadas do fluido, ocorrerá então uma deformação contínua do fluído sob a ação da tensão de cisalhamento.
A Tensão de Cisalhamento é a razão entre a o módulo da componente tangencial da força é a área da superfície sobre a qual a força está sendo aplicada. τ = Ft / A
A viscosidade é a propriedade física que caracteriza a resistência ao fluxo, e é uma função da temperatura. Existem dois tipos de viscosidade, a dinâmica e a cinemática.
A Viscosidade Dinâmica (μ) é a propriedade do fluido através da qual ele oferece resistência às tensões de cisalhamento. Matematicamente, é o