Quais os motivos responsáveis pela diversidade de objetos para a psicologia?
1. BIOGRAFIA DO AUTOR.................... ..........................2
2. O COBERTOZINHO........................... ............................4
3. BRINQUEDO E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA.......6
4. O IMAGINARIO............................... ............. ................9
5. CONCEITO DO AUTOR....................... .........................10
6. REFERÊNCIAS............................... ...........................11
7. FONTE DE PESQUISA............... ...............................12
Biografia:
Formação:
Donald Woods Winnicoott nasceu em 1896, filho de família rica comerciantes em Plymouth, na Inglaterra. Ao entra na faculdade, foi convocado para servi como enfermeiro na Primeira Guerra Mundial, na qual fez as primeiras observações sobre o comportamento humano em situação traumática.
Pelo qual ele passou na sua infância, oprimido pela mãe com tendências depressivas como também por duas irmãs e uma babá.
Especializou-se em pediatria, trabalhou 40 anos no hospital infantil Paddington. Paralelamente, preparou-se para ser psicanalista.
Trabalhou como consultor psiquiátrico do governo, tratando de crianças afastadas dos pais na Segunda Guerra Mundial. Em 1949, separou de sua primeira mulher, a artista plástica Alice Taylor.
Dois anos depois se casou com Clare Britton, psicanalista e organizadora dos trabalhos do marido. Foi presidente da Sociedade Britânica de Psicanálise e morreu em 1971.
Enveredou-se pelo caminho da observação cientifica ao ler os estudos de Charles Darwin (1809 – 1892). Já pediatra, conheceu a obra de Sigmund Freud (1856 – 1939), fez terapia e freqüentou o grupo de Bloomsbury entre outros. Seu trabalho chega ao Brasil coma criação de varias instituições Winnicoottianas.
A mãe suficientemente boa: estado psicológico, possibilidade de cura: redirecionamento dos