Viscosidade Cinemática
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA – CCT
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA - DEQ
LABORATÓRIO DE ENGENHARIA ELETROQUÍMICA I – LEEQ I
PROFESSOR(A): EUDÉSIO DE OLIVEIRA VILAR TURMA: 02
ALUNO: CÍCERO THÉRCIO RODRIGUES DE ASSIS MATRÍCULA: 21011951
PERÍODO: 2011.2
EXPERIMENTO I
VISCOSIDADE CINEMÁTICA
Data de Realização: 22 de Agosto de 2011
Data de Entrega: 29 de Agosto de 2011
CAMPINA GRANDE
22/09/2011
1. INTRODUÇÃO
1.1. Objetivos
Determinar a Viscosidade Cinemática de um fluido laminar em regime de escoamento.
1.2. Aplicações
A aplicação de Viscosidade Cinética abrange as seguintes áreas: Fenômenos de Transporte, dimensionamento de bombas, fluxômetro, vazão de alimentação, cálculo de perda de carga, permeabilidade, regime de escoamento e outros.
1.3. Fundamentação Teórica
Viscosidade é a propriedade associada correspondente ao atrito interno nos fluidos devido às interações intermoleculares, sendo em função da temperatura. Ela também a propriedade do fluido que determina a velocidade em que o mesmo se molda ao recipiente em que está contido.
Podemos classificar os fluidos ainda como newtonianos e não newtonianos. Fluido newtoniano é aquele que quando a tensão cisalhante aplicada é diretamente proporcional à taxa de deformação sofrida pelo fluido, e fluido não newtoniano é aquele que quando a tensão cisalhante aplicada não é diretamente proporcional à taxa de deformação sofrida pelo fluido.
Considerando um fluido newtoniano infinitesimal situado entre duas placas paralelas que sofre uma deformação no intervalo de tempo dt, apresentado na figura 1 abaixo:
Figura 1 – Deformação de um fluido infinitesimal sob ação de tensão cisalhante.
Temos que a placa superior está em movimento com velocidade constante dVx , enquanto a inferior permanece em repouso. Os fluidos viscosos(reais) apresentam aderência as superfícies sólidas, as quais estão em contato, onde uma