Resenha critica
Resenha Crítica
DE GÊNIO E LOUCO TODO MUNDO TEM UM POUCO
De Augusto Cury
Prof. Dirce Stein Backes
Santa Maria, RS
2013
Augusto Cury, na apresentação da obra De gênio e louco todo mundo tem um pouco apresenta uma Carta aberta aos jovens, nela, manifesta sua preocupação com a falta de leitura da juventude. Acredita ele ser a leitura uma fonte de conhecimento capaz de liberar a criatividade, tornando o individuo capaz de dar repostas inteligentes aos graves problemas que hoje se desdenham.
Na obra ‘’De gênio e louco todo mundo tem um pouco ‘’, Augusto Cury, utiliza-se da arte para tão bem retratar as mazelas a que um ser humano está vulnerável, principalmente se tiver vivido uma infância de abandono, miséria, fome, maus tratos. Por outro lado, foi possível perceber que não é apenas a situação econômica que causa dano ás pessoas. A miséria, a falta de amor, de carinho, de solidariedade em muito contribui para uma infância infeliz e, consequentemente, um adulto doente psiquicamente.
Augusto Cury escreve a obra em uma linguagem acessível, de fácil entendimento, portanto, pode ser lida e compreendida por qualquer pessoa que tenha interesse em entender e ajudar o ser humano.
Para os estudantes e profissionais da Enfermagem, a leitura dessa obra é importante porque traz a história de pessoas que passaram por dificuldades em várias áreas, entre elas, econômica, social, familiar, e, mesmo enfrentando a miséria, a discriminação e o preconceito, tornaram-se adultos solidários, procurando sempre levar um gesto ou uma palavra de conforto a quem esta em situação difícil, até mesmo aos delinquentes presos em grandes presídios. Portanto, a leitura dessa obra possibilita aos profissionais da enfermagem uma reflexão sobre a necessidade da prática de uma enfermagem mais humanizada, de valorizações à