Construção branding
A arte do marketing é a de desenvolver marcas. Algo que não tenha marca será provavelmente considerado uma commodity, produto ou simplesmente um serviço genérico.
Primeiramente deve ser escolhido um nome para a marca e, depois vários significados e promessas devem ser incorporados por meio de um trabalho de identificação da marca.
E preciso enfatizar que o nome da marca deve estar coerente com o posicionamento de valor da marca.
Ao nomear um produto ou serviço, a empresa encontra-se com diversas possibilidades, podendo escolher nome de uma pessoa, um nome associado a um local, a um atributo, a um estilo de vida ou até mesmo poderá inventar um nome.
Existem determinadas qualidades que devem ser encontradas em uma marca, sendo elas: deverá sugerir algo a respeito dos benefícios do produto, deverá sugerir qualidades do produto com ação ou efeito, deverá ser fácil de pronunciar, reconhecer e lembrar; nome curto deverá ser singular e não deverá ter conotações pejorativas em outros idiomas ou países.
Associações positivas:
As marcas mais conhecidas geram associações, eis uma relação de elementos e idéias que as pessoas podem associar ao McDonald´s:
Arcos amarelos - Crianças - Qualidade
Big Mac - Divertimento - Refeição alegre
Ronald Mcdonald - Consciência - Bom preço
Altas Calorias - Desperdício de papel - Caridade
Neste caso existem ambas as associações positivas e negativas. A positiva está direcionada a divertimento, qualidade, refeição alegre e o bom preço, e a negativa está direcionadas altas calorias e o desperdício de papel.
Estes pontos negativos devem ser combatidos com uma mudança no uso excessivo de papel para embrulhar os sanduíches e um possível lançamento de novos sanduíches com calorias mais baixas.
Construindo associações positivas para a marca, o construtor deve levar em consideração dimensões que fortificaram sua marca;
Atributos: as marcas devem ressaltar determinadas lembranças de