Trabalhos
As proteínas são as moléculas orgânicas mais abundantes e importantes nas células e perfazem 50% ou mais de seu peso seco. São encontradas em todas as partes de todas as células, uma vez que são fundamentais sob todos os aspectos da estrutura e função celulares. Existem muitas espécies diferentes de proteínas, cada especializada para uma função biológica diversa. Além disso, a maior parte da informação genética é expressa pelas proteínas. Entretanto, pertencem à classe dos peptídeos, pois são formadas por aminoácidos ligados entre si por ligações peptídicas. Uma ligação peptídica é a união do grupo amino (-NH 2 ) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) de outro aminoácido, através da formação de uma amida.
FIGURA 1 – Ligação peptídica
Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAABspsAH/reacoes-coloracao-precipitacao-proteinas.
São os constituintes básicos da vida: tanto que seu nome deriva da palavra grega "proteios", que significa "em primeiro lugar". Nos animais, as proteínas correspondem a cerca de 80% do peso dos músculos desidratados, cerca de 70% da pele e 90% do sangue seco. Mesmo nos vegetais as proteínas estão presentes.
Todavia, todas as proteínas, independentemente de sua função ou espécie de origem, são construídas a partir de um conjunto básico de vinte aminoácidos, arranjados em várias seqüências específicas.
1.1 Reações de coloração
Devido às ligações peptídicas e a presença de diferentes aminoácidos, as proteínas reagem com uma variedade de reagentes formando produtos coloridos.
Algumas reações são específicas para aminoácidos encontrados na composição de proteínas outras são gerais porque caracterizam grupamentos comuns a todas as proteínas, ou seja, grupos amino e ligações peptídicas. No entanto, essas reações são importantes tanto na detecção, como na dosagem de aminoácidos e proteínas.
1.1.2 Reação da ninhidrina
A reação da Ninhidrina é de extrema importância na Bioquímica e é utilizada na