caracterização de aminoácidos
1) Reação de Ninhidrina Esta reação é utilizada para verificar a presença de aminas em solução, dando positivo para proteínas, peptídeos, aminoácidos, aminas primárias e amônia. Pipetou-se 5 ml da solução de proteína(claro do ovo) e colocou-se em um tubo de ensaio, juntou-se a este 1 ml de solução de ninhidrina a 0,2% e colocou-se para ferver aproximadamente por dois minutos.Quando os aminoácidos são aquecidos em solução contendo excesso de ninhidrina, todos aqueles que têm grupamento amino livre produzem um composto púrpura, conhecido como Púrpura de Rüehmann.
Em condições apropriadas, a intensidade da cor produzida é proporcional à concentração de espécies (aminoácidos, peptídeos ou proteínas) presentes.A ninhidrina usada na detecção de aminoácidos por ser característica da função amina primária, ela possui alto poder oxidante que reage com o aminoácido formando a coloração púrpura que nem sempre se apresenta com a mesma intensidade de cor. Nossa amostra apresentou-se na com a cor púrpura sendo que a mesma apresentou-se positiva para a presença de grupamentos amino, revelando a existência de aminoácidos, peptídeos ou proteínas na amostra.
Observação: Existem dois aminoácidos que são exceções a essa reação: com a prolina e hidroxiprolina, que reagem formando um composto amarelo.
2) Reação Xantoproteica
Esta reação de coloração é específica para aminoácidos encontrados na composição de proteínas. A reação xantoproteica possui cadeia lateral contendo anéis aromáticos (tirosina, triptofano e fenilalamina). Pipetou-se 3ml de solução de albumina de ovo e colocou-se em um tubo de ensaio e após adicionou-se 1ml de