relatorio bioquimica 2015
DETECÇÃO DE AMINOÁCIDOS E PROTEINA EM SOLUÇÃO POR MEIO DE REAÇÕES COLORIMÉTRICAS DESNATURAÇÃO PROTEÍCA.
DANIELE FERNANDA DA SILVA DANTAS
MARIA WELLIA DA SILVA SOUZA
MARCIA QUIRINO
MICHELI SARTORI
REGINA SOARES
ROSINEI POMPEU
PIRACICABA 2015 Faculdade de TECNOLOGIA DE PIRACICABA
Curso de TECNOLOGIA EM BIOCOMBUSTÍVEIS
DETECÇÃO DE AMINOÁCIDOS E PROTEINA EM SOLUÇÃO POR MEIO DE REAÇÕES COLORIMÉTRICAS DESNATURAÇÃO PROTEÍCA.
Prof. MSc. Felipe Augusto Godoy
PIRACICABA
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 13
2. OBJETIVOS 15
3. MATERIAIS E MÉTODOS 16
4. RESULTADOS 17
5. RELATO DO CASO CLÍNICO 18
6. DISCUSSÃO 19
7. CONCLUSÃO 20
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 21
9. ANEXOS 22
SUMÁRIO
É a indicação do conteúdo do trabalho, apresenta as principais divisões e seções com a mesma ordem e título em que aparecem no texto. Cada parte é seguida pelo número da página em que se inicia.
OBS: PARA ATUALIZAR SEU SUMÁRIO, DEPOIS QUE TERMINAR O TRABALHO, CLIQUE DUAS VEZES SOBRE O SUMÁRIO – ATUALIZAR ÍNDICE O INTEIRO.
1. INTRODUÇÃO As proteínas são polímeros de aminoácidos unidos por ligações, denominadas ligações peptídicas, uma ligação peptídica é a união do grupo amino (-NH2) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) de outro aminoácido, através da formação de uma amida. Além disso, os diferentes grupamentos "R" encontrados nos aminoácidos influenciam na estrutura, na funcionalidade e nas propriedades das proteínas individuais.
Os D-aminoácidos aparecem somente em certos antibióticos peptídicos e em peptídeos componentes da parede de algumas bactérias. Apesar de muitas proteínas conterem outras substâncias, além dos aminoácidos, a estrutura tridimensional e muitas das propriedades biológicas das proteínas são determinadas, em grande parte, pelos