Aminoácidos
Reações de identificação, caracterização e eletroforese
Introdução
As proteínas são substancias orgânicas de alto peso molecular formadas por um grande número de aminoácidos ligados entre si por ligações peptídicas. “Elas ocorrem em todas as células e em todas as partes destas” (NELSON, COX, 2002). São os constituintes básicos da vida: tanto que seu nome deriva da palavra grega "proteios", que significa "em primeiro lugar". Nos animais, as proteínas correspondem a cerca de 80% do peso dos músculos desidratados, cerca de 70% da pele e 90% do sangue seco.
A eletroforese é um método de separação de substancias baseado na mobilidade das substancias quando submetidas a um campo elétrico. Uma vez que esta técnica compreende a um campo muito vasto, demonstraremos aqui apenas a técnica da eletroforese em papel. Essa técnica devera ser feita da seguinte maneira, serão utilizadas três diferentes soluções de aminoácidos a 4% em meio tamponado com tampão acetato 0,025M pH 5,4,e revelado com uma solução de ninidrina 2% em acetona.
A reação da Ninidrina, por exemplo, é de extrema importância na Bioquímica e é utilizada na detecção de aminoácidos por ter a característica amina primária. Por ser um agente oxidante muito poderoso, a ninidrina reage com o aminoácido da cadeia, dando origem a um composto de cor púrpura.
Materiais e Métodos
• Tubo de ensaio
• Gelatina
• Arginina
• Cisteina
• Mecha de cabelo
• Albumina
• Glicina
Resultados
Teste qualitativo para proteína:
Em um tubo de ensaio contendo 0,5ml de acetato de Pb, 0,5ml de NaOH e 0,5ml de amostra. Quando contem Pb a coloração se torna Cinza devido conter Cisteina que identifica dois aminoácidos (Ponte de Dissulfeto)
1- Albumina (Preto)
2- Gelatina (Incolor)
3- Arginina (Incolor)
4- Cisteina (Cinza)
5- Fio de cabelo (Chumbo)
Teste específico para aminoácido:
Em um tubo de ensaio contendo amostra mais 10 gts de ninidrina, esta capaz de