criminalização
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS – CCJ
CURSO DE DIREITO
PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Tema: Seletividade do sistema penal
Linha de Pesquisa: Sociologia Jurídica.
Autor do projeto: Ricardo Eliezer de Souza e Silva Maas
Endereço:
Tel:
E-mail:
Orientador:
Endereço:
Tel:
E-mail:
TERMO DE APROVAÇÃO
Através deste instrumento, considero apto o presente projeto à realização de Trabalho de Conclusão de Curso e confirmo a minha orientação, para o desenvolvimento do mesmo.
_________________________________
Professor Orientador
Blumenau, 28 de novembro de 2008.
1 OBJETO
1.1 Delimitação do Tema
Realizar-se-á uma análise acerca da doutrina e demais ramos do direito, bem como notícias e dados estatisticos sobre o sistema prisional brasileiro, no que tange a seletividade do sistema penal, sempre com base na criminologia tida como crítica.
1.2 Formulação do Problema
O problema central deste tema refere-se à determinar por quais motivos e de que forma o sistema penal age de forma seletiva. Qual a função dessa seletividade? Quais indíviduos são mais visados pelo sistema penal e por quê? E, ainda, qual a função da pena imposta a esses individuos?
1.3 Hipóteses
Uma das causas da seletividade penal é a própria incapacidade operacional do sistema. Haja vista que existe uma disparidade muito grande entre o que o Estado almeja fazer e a capacidade operativa de seus órgãos. Isso sem contar que criminalizaria-se, praticamente, toda a população, até por que, quem nunca cometeu nenhum delito penal?
O que ocorre, também, é que, enquanto o poderio econômico daqueles que estão no topo da pirâmide social, impõe uma quase que total impunidade de suas condutas criminosas, o mesmo não ocorre com aqueles que se encontram na base da piramide, para os quais a pena acaba funcionando como uma forma de estigmatização social.
1.4 Categorias