criminalização
Marcelo Andrade Selestino¹
Resumo: Este texto faz demonstração de alguns dos problemas da realidade criminal do Brasil.
Palavra – chave: Criminalidade, violência, Estado, política.
_____________________________
1- Discente do Curso de Bacharelado em Direito da Universidade do Estado da Bahia - Campus IV/Jacobina – BA.
O Brasil possui uma alta taxa de criminalidade, que está ligado à sensação de impunidade e também a falta de oportunidade a uma grande parte da população. A violência que toma conta do Brasil de norte a sul tem assustado toda a população do país.
Prevalece nessa estatística a falta de criação e ampliação de políticas públicas sociais voltadas a atender as classes menos favorecidas da população, porque sem esse atendimento a essas classes continuará o crescente aumento de crimes e reincidências.
Os jovens por exemplo devem ter políticas públicas voltadas a sua educação, que lhes possibilitem uma boa formação, assim evitando que venham a praticar delitos e crimes seja na juventude seja no decorrer de sua vida - os crimes e delitos praticados por jovens tem-se observado em grande crescimento no Brasil atual - o Estado é ineficaz em vários aspectos, a exemplo das políticas públicas; O que faz com que a população torne-se sua refém. Essa ineficácia transparece no aumento das taxas de violência e criminalidade.
“Segundo o III Relatório Nacional sobre Direitos Humanos no Brasil, a ineficácia do Estado perante o aumento da violência gera ainda mais violações de direitos humanos e impunidade, além de aumentar o sentimento de insegurança e revolta da população”. (Lançamento do 3º Relatório Nacional de Direitos Humanos no Brasil)²
A sensação é que a questão da criminalidade no Brasil é negligenciada pelo Estado, pois existem os dados que comprovam os fatores que dão condição ao problema das altas taxas de criminalidade no Brasil e mesmo assim o Estado não consegue