glossário
Marshall Berman
Goiânia, 2015
Glossário
“...Niemeyer e Costa, tal como Le Corbusier, acreditavam que o arquiteto moderno deve usar a tecnologia para concretizar certas formas ideais, clássicas, eternas. Se isso pudesse ser feito na escala de uma cidade inteira, ela seria perfeita e completa; suas fronteiras poderiam se estender, mas jamais deveria se desenvolver a partir de dentro.” (Página 14)
1- Segundo o dicionário, o moderno é algo que pertence ao tempo presente ou a uma época relativamente recente; hodierno, atual.
Aquilo que é moderno ou de acordo com o gosto moderno.
2- Segundo Hans Ulrich Gumbrecht, em um primeiro momento, o conceito de moderno está calcado nos juízos de valor do senso comum, significando atual e bom. Esse primeiro conceito compactua de um sentido técnico da própria etimologia da palavra, que vem do latim ''modernus'', significando limite da atualidade. Tal limite, segundo Hans Robert Jauss, é exclusivo à atualidade histórica do presente.
“...Neste contexto, a comunicação e o diálogo se tornam necessidades críticas e também fontes fundamentais de deleite.” (Página 15)
1- De acordo com o dicionário online de português, deleite é em que há ou demonstra excesso de satisfação; que sente contentamento ou deleitação; prazer, gozo ou delícia
“... Elas tateiam, desesperadamente mas em estado de sem cegueira, no encalço de um vocabulário adequa; têm pouco ou nenhum senso público ou comunidade moderna, dentro da qual seus julgamentos e esperanças pudessem ser compartilhado.” (Página 25)
1- De acordo com o dicionário online de português, tateiam é apalpam; babatam; indagam; investigam; provam. Apalpar com as mãos, os pés ou algum objeto (bengala etc.), ou apenas fazer menção de, para procurar alguma coisa ou guiar-se por ela: andar tateando na escuridão. “...Os escritos de Marx são famosos pelos seus fechos. Mas, se o virmos como um modernista,