CRIAÇÃO RESUMO
Creation (br e pt: Criação) é um filme britânico, parte biográfico e parte ficcional, que narra o relacionamento de Charles Darwin com sua filha mais velha, Annie, enquanto se esforça para escrever A Origem das Espécies, e também os conflitos com sua esposa religiosa. Produzido por Jeremy Thomas, o filme foi dirigido por Jon Amiel e estrelado por Paul Bettany e Jennifer Connelly como Charles e Emma Darwin. John Collee escreveu o roteiro baseado na biografia de Darwin escrita por Randal Keynes, A Caixa de Annie.
Para começar, o filme é muito bom. A história de “Criação” compreende o período em que Darwin já havia voltado de sua viagem ao redor do mundo. O período anterior a viagem somente é mostrado em alguns “flashbacks”.
O filme mostra as crises de consciência que Darwin teve durante a interpretação dos dados coletados e do começo da redação de “A Origem das espécies”. Em alguns momentos, o filme fica mais próximo das ciências humanas do que das ciências biológicas. As crises existenciais e, em alguns momentos, os surtos de Darwin. O filme se prende muito ao duelo entre acreditar ou não em Deus. Um exemplo disso é que a única aparição Huxley (no início de filme) é marcada pelo tentativa do Buldogue de convencer Darwin de que a publicação de sua obra acaba por matar Deus. E aí mesmo que nosso querido naturalista