Resumo livro Criaçao Sem Pistolão
1- Porque existe a propaganda Criativa?
Nem sempre existiu a propaganda criativa. Antigamente, como tudo era novidade, bastava mostrar o produto, dizer para que ele servia e pronto: as pessoas iam correndo comprar. Por isso os anúncios eram óbvios, diretos, sem qualquer criatividade.
Essa situação começou a mudar na segunda metade do século 20.
A pergunta do consumidor não era mais “por que preciso de uma geladeira?”, mas sim “qual geladeira eu devo comprar?”.
Foi por isso que surgiu a propaganda criativa: para ganhar a preferência do consumidor, diferenciar os produtos e construir a imagem das marcas.
So o estadão de domingo traz em média três mil anúncios. Para se destacar nesse caos, uma propaganda precisa ser impactante, diferenciada e memorável. Por isso existe a propaganda criativa: para chamar a atenção do consumidor e persuadi-lo a comprar.
2 – Brevíssima História da Publicidade Brasileira.
A Publicidade como conhecemos hoje, teve início em 1871, com a fundação da primeira agencia americana: a JWThompson.
Tudo começou a mudar em 1947, com o surgimento da Doyle Dane Nernbach, agencia com sede em NY. Comandada pelo criativo Bill Bernbach, a DDB revolucionou o jeito de fazer publicidade no mundo.
Onde antes havia o anuncio-catalogo, entrou a inteligência. A propaganda Ingênua foi substituída pela provocativa. Em do anuncio serio, vei. No lugar do racional, entrou o irrelevante. No lugar do racional, entrou o emocional.
Bill Bernbach simplesmente criou a criação como conhecemos hoje, ele já fazia nos anos 60.
Hoje em dia, a publicidade brasileira esta entre as 4 melhores do mundo, atrás apenas dos EUA, Inglaterra e empatada com a Espanha.
3 – Você tem talento?
Publicidade não é arte nem ciência. É uma técnica e poder ser aprendida.
Talento é uma palavra que criaram para resumir todos os anos de esforço e dedicação que você teve para aprender alguma coisa. Por isso, o importante não é saber se você tem