Resumo do filme A Criação
O filme A origem das espécies fala sobre a vida de Darwin, um homem devotado à sua família, mas ao mesmo tempo é bastante distante deles, pois passava muito tempo em seu escritório. aos quarenta anos, deprimido pela morte da filha Annie que, desde pequena, encantava o pai – mais do que seus outros irmãos – por seu extraordinário interesse por plantas e animais. Após a sua morte, aos dez anos, o naturalista acredita ser possível ainda conversar com ela. É o jeito que ele encontra para amenizar a dor que sente e o conflito que possui, ao perceber que a existência de Deus não se encaixa no mundo real.
Além disso, Darwin é pressionado por Huxley e Hooker para concluir suas descobertas e escrever um livro sobre o tema. Eles afirmam que, após a publicação da obra, a ciência se isolaria da religião, pois, os ensinamentos bíblicos ficariam superados. É pronta a reação de Darwin não tanto pelo temor a Deus, mas pelo. É ai que o naturalista se vê em uma situação complicada, pois se vê em uma sociedade altamente regulada pela Igreja,e pelo receio de desagradar a Emma, com quem já vinha tendo atritos em relação ao assunto, por ser muito religiosa.
O personagem descobre que modificações genéticas acontecem mais rápido quando são feitas entre parentes próximos. A consequência é que os descendentes poderão ter a saúde mais frágil. Ao saber disso, ele passa a acreditar que sua filha tenha herdado uma estranha doença sua, por ter se casado com uma prima, causando assim a sua morte.
Além da questão religiosa – à qual Darwin esboça a primeira reação ao deixar a igreja para não ouvir insinuações do Reverendo Innes a seu respeito no sermão durante a missa -, o casal amargava sentimento de culpa pelo parentesco que havia entre