Ciclismo
As tribos urbanas, também chamadas de subculturas ou subsociedades, é o nome dado a um grupo de pessoas, geralmente jovens, com hábitos, valores culturais, estilos musicais, maneira de se vestir e/ou ideologias políticas semelhantes.
Surgiram e ainda surgem como um reflexo da globalização das sociedades modernas, com o objetivo de se diferenciarem mas também se identificarem dos demais grupos e sociedade.
O conceito de “tribo urbana” surge pela primeira vez em 1985 com o sociólogo Michel Maffesoli, referindo-se à criação de pequenos grupos cujos elementos se unem por partilharem os mesmos princípios, ideais, gostos musicais ou estéticos que assumem a sua máxima expressão e visibilidade na adolescência. Estas tribos surgiram num esforço de diferenciação dos jovens e evocam particularidades que as distinguem do resto da sociedade e que as identificam, posteriormente, a expressão ganha força com a publicação do seu livro O Tempo das Tribos: O declínio do individualismo nas sociedades de massa. Segundo Michel Maffesoli, o fenômeno das tribos urbanas se constitui nas "diversas redes, grupos de afinidades e de interesse, laços de vizinhança que estruturam nossas megalópoles. Seja ele qual for, o que está em jogo é a potência contra o poder, mesmo que aquela não possa avançar senão mascarada para não ser esmagada por este". Algumas tribos, por terem suas personalidades e por pensarem muito diferentes, acabam entrando em conflito. Essa rivalidade tem sido registrada desde os anos 60 na Inglaterra e, desde então vem crescendo bastante.
Alguns exemplos de Tribos Urbanas existentes são: Punks, Skinheads, Góticos, Emos, Nerds ou Geeks, Headbangers, Funkeiros, Roqueiros, Surfistas, Skatistas, Clubbers entre outros.
A BICICLETA
O SURGIMENTO DA BICICLETA
A invenção da bicicleta é algo difícil de precisar no tempo. Os antigos egípcios, através dos seus hieróglifos, já idealizaram um veículo de duas rodas, com uma barra sobreposta. Os desenhos foram