Islamismo
O islão ensina seis crenças principais:
1. A crença em um único Deus;
2. A crença nos anjos, seres criados por Deus;
3. A crença nos livros sagrados, entre os quais se encontram a Torá, os Salmos e o Evangelho. O Alcorão é o principal e mais completo livro sagrado, constituindo a coletânea dos ensinamentos revelados por Deus ao profeta Maomé;
4. A crença em vários profetas enviados à humanidade, dos quais Maomé é o último;
5. A crença no dia do Julgamento Final, no qual as ações de cada pessoa serão avaliadas;
6. A crença na predestinação: Deus tudo sabe e possui o poder de decidir sobre o que acontece a cada pessoa.
Deus:
É o primordial da fé islâmica, a qual é uma crença monoteísta, Deus é único e essencial. A maioria dos capítulos do alcorão começa com a citação que “Deus é clemente”.
Os Anjos:
São seres criados por Deus a partir da luz, são seres neutros, ou seja, seres sem livre arbítrio, dedicando a obedecer a Deus e louvar o seu nome. Os anjos desempenham vários papeis entre eles os anúncios das revelações divinas aos profetas, protegem os seres humanos e registram todas as ações deles. O anjo mais famoso no islamismo é Gabriel o qual foi intermediário entre Deus e o profeta. o islamismo também reconhece os JINIS que são “anjos ruins” que ao contrario dos outros eles tem vontades próprias, alguns são bons, mas a maioria pratica o mal, Azazel é o mais conhecido deles.
Os Profetas:
Deus revelou os seus ensinamentos dos profetas para que eles repassassem para os fieis. São encontrados dois tipos de profetas: os que receberam a missão de dar a conhecer aos homens a vontade divina (ANBIYA) e os que além dessa função lhe foram entregue uma escritura revelada (RUSUL).
Os profetas eram humanos normais, os islâmicos devem aceitar todos os tipos que profetas.
Os livros sagrados:
Deus usou os seus profetas para continuarem pregando em seu nome, com isso distribuiu seus escritos a quatro dos seus profetas, em épocas