Resumo do filme "Criação"
O filme conte a vida de Charles Darwin durante a criação de seu livro "A Origem das Espécies", ele mostra as dificuldades das quais o cientista teve de passar até a sua publicação. Charles Darwin era muito devoto a sua esposa e crianças, em especial a sua filha mais velha Annie, ele a ensinava muito sobre a natureza e ciencias, sobre sua teoria da evolução, e a contava varias estorias de suas viagens. Sua estoria favorita, apesar de ter um final triste, era a estoria de uma jovem orangotango chamada Jenny que foi trazida de Borneo até o Zologico de Londres, onde ela morreu de pneumonia nos braços de seu cuidador.
Darwin está trabalhando em terminar um manuscrito sobre suas descobertas, que justificava sua teoria da evolução. O atraso é causado pela ansiedade sobre seu relacionamento com sua esposa religiosa e devota, Emma, que se opõe fundamentalmente suas idéias e entende a ameaça à sua religião que seu trabalho representa. Emma se preocupa que ela pode ir para o céu e ele não pode, separando-os por toda a eternidade. Como resultado das relações tensas entre Charles e Emma, eles param de fazer amor inteiramente. Angustiado, Darwin começa a sofrer de uma doença misteriosa, fatigante.
É revelado depois que Annie ficara doente em 1851, Darwin a leva até a cidade de Worcestershire Malvern para a terapia de cura de água de James Gully, contra a vontade de Emma. A condição de Annie se agrava, e no final ela morre depois de que seu pai, a seu pedido, conta sua história de Jenny, uma vez mais. Darwin está devastado, e sua morte aguça sua convicção de que as leis naturais não têm nada a ver com a intervenção divina. Para seus contemporâneos, esta é uma idéia tão perigosa que parece ameaçar a existência de Deus. Em uma caixa na sala de estudos de Darwin, descobrimos as notas e observações que se tornarão a Origem das Espécies.
Depois de ler sua sinopse de 230 páginas, os amigos de Darwin na comunidade científica, Joseph Dalton e