Resumo do artigo crescimento e criação
Campus Universitário de Arraias
Curso de Pedagogia / 6º Período
Disciplina: Fundamentos e Met. do Ensino da Arte e Movimento
Profª: Adriana Demite
Acadêmica: Geanne Oliveira
Atividade avaliativa: Resumo do artigo “Crescimento e Criação”, do crítico Mário Pedrosa
Arraias-To
Fevereiro 2013
O artigo “Crescimento e Criação’ do crítico Mário Pedrosa, fala sobre o curso de Arte com crianças, realizado pelo artista Ivan Serpa, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, na década de 50.
O artigo inicia com o escrito do catálogo da primeira exposição infantil organizada pelo MAM em 1952, que diz: “Esses meninos todos aqui não vão continuar gênios ou grandes artistas amanhã, quando alcançarem a vida adulta. Não é para isso que estão trabalhando. Mas a experiência de agora servirá onde quer que estejam amanhã, como artistas, artesãos, industriais, técnicos, doutores, não importa. Ela lhes dará um estalão precioso para julgar e apreciar, sem desajustes e prejuízos tornando-os aptos ao fazer e ao agir, ao pensar e ao sentir, com menos incoerência ou melhor sincronizados”.
O autor diz que o objetivo de tal prática é prepará-los para pensar certo, agir com justeza, manipular as coisas judiciosamente, julgar pelo todo em não em partes, apreciar coisas com proporção e confiança, gesticular com propriedade, como das coisas insignificantes e pequeninas. E afirma que dentre outras qualidades que seguirão com eles durante a vida, saberão apreciar todo trabalho bem felizardo, pois neste sentirão, compreenderão a presença, a participação carinhosa do homem, penhor do racional, a emprestar-lhe um valor estético que transcende até ao ético.
Entretanto, afirma também que a pedagogia artística moderna tende a fazer da arte mera expressão de emoções e conflitos, reduzindo-a a uma espécie de técnica de desabafos, que visa a provocar a catarse nos indivíduos indecisivos ou ainda em formação. E diz que por isso se insiste hoje tanto nos