artigo sobre plágio
Copy and pastiche: plagiarism in science communication
Debora DINIZ
Ana Terra Mejia MUNHOZ
A comunicação científica em humanidades enfrenta uma mudança no formato das publicações e no volume da produção editorial no Brasil. Houve um crescimento significativo no número de autores e um maior fluxo de produção em periódicos científicos em formato digital. Este artigo explora um aspecto central da ética na comunicação científica – o plágio. O plágio define-se como uma apropriação indevida de criação literária, que viola o direito de reconhecimento do autor e a expectativa de ineditismo do leitor. Como regra, o plágio é uma infração ética que desrespeita a norma de atribuição de autoria na comunicação científica. O artigo analisa duas estratégias comuns de plágio: a cópia e o pastiche. Em casos de criação literária protegida por direitos autorais, o plágio pode também ser crime.
Palavras-chave: Plágio; Integridade Acadêmica; Ética na Comunicação Científica.
Este artigo analisa duas estratégias comuns de plágio: a cópia e o pastiche. Em casos de criação literária protegida por direitos autorais, o plágio pode também ser crime. Explora um aspecto central da ética na comunicação científica – o plágio. O plágio define-se como uma apropriação indevida de criação literária, que viola o direito de reconhecimento do autor e a expectativa de ineditismo do leitor.
Segundo este artigo este artigo a criação acadêmica depende do universo da enciclopédia que nos atende, também diz que a pessoa que copia é alguém que repete literalmente o que admira e não se vê capaz de reinventar.
Autoria em artigos científicos: os novos desafios
Carla Costa GARCIA, Cristina Ribeiro Nabuco MARTRUCELLI, Marilisa de Melo Freire ROSSILHO, Odilon Victor Porto DENARDIN.
Resumo
A disseminação da prática de co-autoria no Brasil e na comunidade internacional tem sido acompanhada pelo aumento no registro de fraudes,