autor Fiodor
Fiódor Mikhailovich Dostoiévski, nasceu em 11 de novembro de 1821 em Moscou, e faleceu em 9 de fevereiro de 1881 (59 anos)
São Petersburgo, nacionalidade da Rússia, foi considerado uma dos maiores romancistas e fundador do realismo, da literatura russa e um dos mais inovadores artistas de todos os tempos.
Estudou engenharia numa escola militar e se entregou à leitura dos grandes escritores de sua época. E se teve uma crise Epilético, depois de descobrir que seu pai foi assassinato, e se apego ao cristianismo evangélico.
Fiódor Mikhailovich Dostoiévski, escreveu seu primeiro livro que chama-se Gente Pobre, que na epoca tinha seus 23 anos, logo apos um ano escreveu outro livro chamado Pobre gente, que foi bem recebido pelo publico. Em 1849 foi preso por participar de reuniões subversivas na casa de um revolucionário, e condenado à morte, mas teve a pena retirada por Nicolau, mais chegou a ficar na prisão por alguns anos. Em 1857 casou-se com Maria Dmitrievna Issaiev. Em 1862 começou a escrever outro romance sendo uma dos seus mais profundos, e ficou viúvo 1864 e logo após lançou o livro Polina. Em 1867 casou-se com Anna Snitkina.
Entre suas obras as que teve mais êxito: "Crime e Castigo", "O Idiota", "O Jogador", "Os Demônios", "O Eterno Marido" e "Os Irmãos Karamazov.
Fiódor Mikhailovich Dostoiévski chegou a escrever contos e novelas, e criou revistas também. Seu último romance, Os Irmãos Karamazov, considerados uns dos melhores romances dele.
E faleceu em 9 de fevereiro de 1881 (59 anos) São Petersburgo
gostei