A ORIGEM DAS DESIGUALDADES SOCIAIS SEGUNDO JEAN-JACQUES ROUSSEAU
A ORIGEM DAS DESIGUALDADES SOCIAIS SEGUNDO JEANJACQUES ROUSSEAU
Paulo Sérgio Cruz Barbosa*
Orientador: Prof. Dr. Regenaldo Rodrigues da Costa
Resumo: O artigo objetiva fazer uma leitura da origem das desigualdades sociais a partir da obra Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens de Jean-Jacques Rousseau (1712-1778). Aqui o filósofo descreve os momentos fortes que caracterizaram a passagem do estado de natureza ao estado civil do homem.
Segundo Rousseau, alguns fatores da natureza humana e dos fenômenos naturais contribuíram para a evolução e o progresso. A partir destes, o que se torna relevante no desenvolvimento das desigualdades é o surgimento da propriedade privada e da sociedade civil.
Palavras-chave: Desigualdade, Homem, Progresso, Propriedade, Rousseau.
The origin of social inequalities by Jean-Jacques Rouseau
Abstract: This article aims to make a reading of the origin of social inequality from the work Discourse on the origin and foundations of inequality among men of Jean-Jacques
Rousseau (1712-1778). Here the philosopher describes the highlights that marked the passage of the state of nature to man's marital status. According to Rousseau, some factors of human nature and natural phenomena contributed to the evolution and progress. From this, which becomes relevant in the development of inequalities is the emergence of private property and civil society.
Keywords: Inequality, Man, Progress, Property, Rousseau.
*
Mestrando em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Bolsista CAPES.
140
INTRODUÇÃO
Em seu Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens Rousseau tenta explicar a origem e a evolução das desigualdades. Antes, faz uma análise hipotética do homem no estado de natureza. Isso é importante para o filósofo poder fundamentar sua teoria da ingenuidade natural e relacioná-la ao processo de corrupção do homem.
Rousseau supõe o estado