controle social para conselheiros
MÓDULO DE CONTROLE SOCIAL PARA CONSELHEIROS
Trabalho apresentado à Formação Pela Escola, como requisito parcial para a obtenção de média para conclusão e aproveitamento do curso.
Orientadora: Tutora Cláudia Mara Dambroz .
SUMÁRIO
1 - INTRODUÇÃO
O trabalho ora apresentado foi desenvolvido com o objetivo de conhecer os aspectos do Controle Social e a integração da sociedade com a administração publica, com a finalidade de solucionar problemas e as deficiências sociais com mais eficiência. É a descentralização do Estado motivando grupos de pessoas a solucionar problemas sociais, tendo este amparo legal e constitucional, ou seja, é a participação social na gestão publica. Esta participação se torna mais eficiente e constante porque a sociedade brasileira esta mais participativa e mais preparada para reparar os conflitos sociais. Esta solução se torna mais rápida porque a própria sociedade que sofre com os conflitos é a mesma que busca os mecanismos para reparar essas deficiências. O Controle Social é um instrumento democrático no qual há a participação dos cidadãos no exercício do poder colocando a vontade social como fator de avaliação para a criação e metas a serem alcançadas no âmbito de algumas políticas publicas, ou seja, é a participação do Estado e da sociedade conjuntamente em que o eixo central é o compartilhamento das responsabilidades com o objetivo de tornar mais eficaz alguns programas públicos.
2 - DESENVOLVIMENTO
Este trabalho foi elaborado sob orientação da tutora semipresencial Cláudia Mara Dambroz, com o objetivo de aproveitas e unificar as idéias de participação e controle social na educação. Sabemos que ambas estão intimamente relacionadas: por meio da participação na gestão pública, os cidadãos podem intervir na