nanotecnologia
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
NANOTECNOLOGIA
SANTA BARBARA DÒESTE
ABRIL 2014
NANOTECNOLOGIA
O objetivo da nanotecnologia, seguindo a proposta Feynman, é o de criar novos matérias e desenvolver novos produtos e processos baseados na crescente capacidade da tecnologia moderna de ver e manipular átomos e moléculas. http://www.comciencia.br/reportagens/nanotecnologia/nano10.htm O que é nanotecnologia?
Há mais de 2500 anos, alguns filósofos gregos se perguntavam se a imensa variedade do mundo que nos cerca não pode ser reduzida a componentes mais simples “indivisível’’. A última fração da matéria, segundo esses filósofos o “tijolo’’ fundamental de tudo o que existe, não poderia mais ser dividida em outras partes mais simples. Podemos fazer uma comparação elementar, apenas para fins didáticos. Em uma padaria, você encontra uma grande variedade de pães, bolos, biscoitos, tortas, todos produzidos a partir de um pequeno número de ingredientes: farinha, fermento, manteiga, óleo, açúcar, chocolate etc.. Muitas vezes, os ingredientes de pães diferentes são os mesmos, apenas mudam suas quantidades relativas e a forma de preparação. Da mesma maneira, quando olhamos o mundo a nossa volta, vemos uma variedade incrível de seres vivos e objetos inanimados, de um grão de areia a galáxia, de um vírus a uma baleia. Quantos tipos de “ingredientes’’ diferentes são necessários para produzir esse mundo?
Entre os gregos e a nossa época, muito se aprendeu sobre o universo.
Sabemos, hoje, que o mundo que nos é familiar é formado átomos, formados por um núcleo positivo, onde reside praticamente toda sua massa, e por elétrons, negativos, que circulam em torno do núcleo. Sabemos, também, que ocorrem naturalmente no universo apenas noventa e dois tipos de átomos diferentes. Estes tipos podem ser classificados pelo número de prótons (partículas subatômicas de carga elétrica positiva) contidos em seus núcleos. Sabemos ainda que