Nanotecnologia
Nanotecnologia – Sua importância no processo industrial
Guedes Educandário
Ibicaraí – 2014
João Vitor de Arruda Silva
Nanotecnologia – Sua importância no processo industrial
Guedes Educandário
Ibicaraí – 2014
Introdução
A nanotecnologia tem um significado especial para a inovação industrial. Entre tantas inovações convergentes, a nanociência e a nanotecnologia entram nessa longa aventura como uma alternativa para o estudo dos fenômenos e manipulação de materiais na escala atômica, molecular e macromolecular, quando as propriedades diferem significativamente daquelas observadas na escala macro e a realização do desenho, caracterização, produção de estruturas, peças e sistemas pelo controle do seu tamanho e forma na escala nanométrica, ou 10-9.
Presente em vários produtos do nosso cotidiano, como nos protetores solares, em calçados esportivos, telefones celulares, tecidos, cosméticos, automóveis e medicamentos, entre outros, também é muito ativa em vários setores, tais como: energia, agropecuária, tratamento e remediação da água, cerâmica e revestimentos, materiais compostos, plásticos e polímeros, cosméticos, aeroespacial, naval e automotivo, siderurgia, odontológico, têxtil, cimento e concreto, microeletrônica, diagnóstico e prevenção de doenças e sistemas para direcionamento de medicamentos.
Desenvolvimento
Embora a nanotecnologia esteja ainda na sua infância, já é possível demonstrar que esta área terá um impacto tremendo nos vários aspectos de vida humana, tais como a saúde, o ambiente, a energia, os transportes, a tecnologia de informação e a exploração do espaço. Se as expectativas nesta área forem cumpridas, a nanociência e a nanotecnologia criarão a miniaturização de aeronaves, nanomáquinas capazes de entrar às centenas nos nossos vasos