Nanotecnologia
Como tudo começou: Nano em grego significa anão. O termo deu origem a unidade de medida, o nanômetro, que equivale à bilionésima parte do metro.
Há mais de 2500 anos, filósofos gregos se perguntavam sobre se esta imensa variedade do mundo não poderia ser reduzida a componentes mais simples. Segundo estes filósofos o "tijolo" fundamental de tudo o que existe, não poderia mais ser dividida em outras partes mais simples.Seria a última fração da matéria. De tudo que compõe este nosso mundo, cada coisinha , composta de vários ingredientes ,afinal a última fração.
A nanotecnologia já estava presente na Idade Média, em que a cor dos vidros eram dependente da resposta ao efeito do espalhamento da luz, sobre as nanopartículas de diferentes tamanhos dos aditivos metálicos adicionados ao vidro. Em geral, sais de ouro e prata eram utilizados em tempos medievais para colorir vidros utilizados em janelas de igrejas. As partículas de prata eram utilizadas para fornecer ao vidro coloração amarela, enquanto partículas de ouro eram empregadas para fornecer ao vidro coloração vermelha.
Da mesma maneira, a indústria Romana do século IV a.C. utilizou-se desses sofisticados aditivos para a produção de um vidro multicolor, que foi empregado na obtenção do famoso vaso de Licurgo. Com a junção de pó de ouro e prata ao vidro, o mesmo assumiu uma coloração diversa de acordo com a reflexão da luz em contato com a superfície do vaso. As cores observadas em sua maioria eram laranja, vermelho, metálico, lilás e roxo, sendo dependentes do tamanho das nanopartículas de ouro.
O que é Nanotecnologia? A nanotecnologia pode ser definida como a criação de dispositivos e materiais funcionais, utilizando-se o controle da matéria na escala de nanômetros. De modo que os sistemas resultantes apresentem novos fenômenos e propriedades, que são dependentes do tamanho das partículas que constituem os mesmos. Estes novos materiais, em geral são produzidos artificialmente,