Nanotecnologia
RESUMO
Nanotecnologia consiste na manipulação da matéria em nanômetros para criar uma estrutura atômica ou molecular diferenciada. É uma área promissora que revolucionará o mundo. Os países desenvolvidos estão investindo pesado em pesquisas sobre nanotecnologia para vários setores dentre eles o militar, da medicina e da indústria, que atrai investidores de várias partes do planeta gerando um negócio de aproximadamente 100 bilhões de dólares. Os resultados dessa nova tecnologia podem trazer grandes impactos no desenvolvimento social, tecnológico e econômico. É uma área de conhecimento com grande potencial de geração de inovações, que ao mesmo tempo traz no seu conceito questões sociais, políticas e éticas. O objetivo deste artigo é traçar um panorama atual e identificar a utilização desta tecnologia, seus impactos e seus paradigmas.
Palavra-chave: Nanotecnologia, Ética, Economia.
1. Introdução
Muito se tem discutido sobre a manipulação da matéria em sua menor parte (átomo ou molécula) a fim de organizá-la para atender um propósito específico em determinadas aplicações. Essa miniaturização abrange desde computadores e suas partes, à máquinas de produção dos mais diversos itens.
A utilização da nanotecnologia atinge vários setores nos quais estão relacionados à indústria, à agricultura, à medicina, ao bélico e à tecnologia. Assim surgiu a nanotecnologia, ciência que estuda a manipulação da matéria em nanômetros com a finalidade de organizá-los para atender a uma aplicação específica.
É uma área de conhecimento com grande potencial de geração de inovações, que traz no seu conceito ao mesmo tempo, questões sociais, políticas e éticas. O objetivo desse artigo é traçar um panorama atual e identificar a utilização dessa tecnologia, seus impactos e seus paradigmas.
2. Base Teórica
2.1. A Nanotecnologia
A nanotecnologia possibilita o acesso à escala de alguns milionésimos de