Software livre
MATA39 - Seminários De Introdução Ao Curso Professora: Rita Suzana Pitangueira Maciel Ciência da Computação 2010.2
ALUNOS: Filipe Nogueira, Frederico Cruz, Rafael Caribé, Wendel Araújo
“Software Livre” é uma questão de liberdade, não de preço.
“Software Livre” se refere à liberdade dos usuários executarem, copiarem, distribuírem, estudarem, modificarem e aperfeiçoarem o software.
O que é Software Livre?
Software livre, segundo a definição criada pela Free Software Fundation, que tem como fundador Richard Stallman, é qualquer Programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem restrições. O conceito de livre se opõe ao conceito de software restritivo (software proprietário), mas não ao software que é vendido (software comercial). A maneira usual de distribuição de software livre é anexar a este uma licença de software livre, e tornar o código fonte do programa disponível.
Software Livre: As quatro liberdades liberdade Nº 1: A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito.
●
● liberdade Nº 2: A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades. Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade. ● liberdade Nº 3: A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo.
● liberdade Nº 4: A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie.
Investimento de empresas
Diversas empresas como IBM, Sun e HP investem no Software Livre; Esses investimentos não são “favores”, eles visam retorno; IBM Consulting teve mais de U$ 1 Bilhão de faturamento com Linux em 2002; Empresas privadas investem em iniciativas com licenças de código mais “brandas” para poder utilizar o código desenvolvido pela comunidade em seus produtos.
“Licenças”
● Todo software possui uma licença associada, que diz o que os usuários podem ou não fazer com o