Ciência na filosofia
1. Sumario
2. Introdução
3. Filosofia da Ciência
4. Método Cientifico
5. Estudo da Natureza
6. Conceito de Ciência
7. Conclusão
8. Bibliografia
Introdução O objetivo deste trabalho e explicar o que é Filosofia da Ciência e apresentar os métodos, conceitos, pressuposições e o seu lugar num esquema geral de disciplinas, dividindo-as em três domínios: o estudo do método, da natureza; a classificação e definição dos conceitos da ciência.
Esperamos que nossas justificativas estejam claras, atingindo assim o objetivo proposto.
Filosofia da ciência
A filosofia da ciência é a disciplina filosófica que estuda criticamente os fundamentos da ciência em geral ou de uma das suas disciplinas emparticular. É difícil afirmar, de maneira geral, quando surge com exatidão a filosofia da ciência, já que é uma disciplina que, embora de modoimplícito, parece ter percorrido todo o caminho da própria filosofia desde o período grego, altura em que os filósofosforam frequentementecientistas, quer dizer, estudiosos da natureza. Mas, restritamente, a filosofia da ciência parece ser bem recente, podendo ser situável a partirdo kantismo. Como é evidente, esta catalogação só pode ser entendida de modo provisório, pois que facilmente poderemos encontrar reflexõessobre a ciência, esparsas aqui e ali, ao longo da nossa história ocidental.
Se a ciência é aquela disciplina que procura, em primeiro lugar, explicar a natureza e o seu proceder e, em segundo lugar, manipular os conhecimentos derivados dessa explicação para obter determinados resultados; se a ciência é esta disciplina teórica e prática, subdivisível num crescente número de outras disciplinas particulares, a filosofia da ciência é aquela disciplina que se debruça sobre oproblema do conhecimentoadquirido por ela, sobretudo hoje que a verdade científica é tão provisória a este aspeto se chama epistemologia.
Há ainda outra função da