Consultoria interna de recursos humanos
IMPLANTAÇÃO E PROCESSO DE CONSULTORIA INTERNA DE RECURSOS HUMANOS
CONSULTORIA INTERNA DE RECURSOS HUMANOS:
IMPLANTAÇÃO E PROCESSO DE CONSULTORIA INTERNA DE RECURSOS HUMANOS
INTRODUÇÃO
Quando o termo consultoria é empregado, tem-se a ideia de que sua utilização é recente, contudo a atividade de consultoria é desenvolvida há algum tempo e vem ganhado espaço tanto através de empresas que se constituem para esse fim, como por profissionais autônomos e na, na última década do século passado, conquistou seu espaço nas empresas sendo desenvolvida internamente. A evolução da prática de consultoria passou a ser um modelo encontrado nas organizações em resposta à necessidade de uma maior contribuição de forma mais dinâmica e presencial, principalmente, na gestão de pessoas ( COSTA LEITE et al,2000;crocco, 2005). O processo de Consultoria Interna de Recursos Humanos proporciona uma série de vantagens para as organizações que dela se utilizam. A Consultoria Interna visa à inovação e a introdução de melhorias para a organização através do levantamento das necessidades do cliente interno, da identificação de soluções e da sugestão de ações.
Este trabalho examina quais benefícios/oportunidades a implantação de Consultoria Interna de Recursos Humanos traz para as organizações, bem como o seu processo de implementação e a abordagem do perfil do Consultor Interno como facilitador na busca de soluções para os problemas organizacionais.
Trata-se de um tema atual e importante, considerando a força que vem conseguindo como uma alternativa para as organizações, no sentido de detectar os interesses e as necessidades do cliente interno empregando de maneira eficiente as informações recebidas para desenvolver estratégias globais, aprimorando os produtos oferecidos aos recursos humanos.
Além da introdução, a seguir é apresentados o processo de consultoria onde é abordado o desenvolvimento da atividade de prestação de