Educação a distância no brasil
INTRODUÇÃO
O avanço da Educação a Distância (EaD) no Brasil tem sido influenciado pela necessidade de um acesso à educação de forma democrática, favorecendo a todos que desejam estudar. A importância do ensino ou educação a distância torna-se cada vez mais evidente e vem sendo muito utilizado e aceito em todo o mundo. A sua relevância torna-se maior à proporção que novas camadas da população buscam educar-se ou atualizar-se profissionalmente devido as rápidas mudanças e transformações em todos os campos do saber e da vida humana no planeta (FREITAS, 2005). Além disso, a EaD apresenta uma solução para gerenciar o curto tempo de quem trabalha fora e, simultaneamente, enfrenta o desafio de ter de aprender e se atualizar continuamente. É, enfim, uma resposta à demanda da vida moderna por praticidade, viável graças aos avanços da tecnologia (SILVA, et al., 2007), sendo o seu principal objetivo da EaD é o de promover uma aprendizagem autônoma.
CONCEITOS DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA (EAD)
Entre as definições mais conhecidas cito a da a professora da Fiocruz Rosa Maria Esteves da Costa, “educação à distância (EaD) é um processo educacional em que a maior parte da comunicação é mediada por recursos tecnológicos que possibilitam superar a distância física” (SILVA, et al.,2004). E Garcia Llamas, por sua vez, define educação a distância como “uma estratégia educativa baseada na aplicação da tecnologia à aprendizagem, sem limitação de lugar, tempo, ocupação ou idade dos alunos. Implica novos papéis para os alunos e para os professores, novas atitudes e no -vos enfoques metodológicos” (VIDAL, MAIA, 2010).
HISTÓRIA DA EAD NO BRASIL E NO MUNDO
Diversos autores concordam que a EAD remonta de muitos séculos, tendo seu início na Grécia, sendo seguido por Roma, onde sua característica principal era o uso de correspondência para uso pessoal, coletivo e científico, se manifestando no período do Cristianismo nascente