Matemática
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO: PEDAGOGIA
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS E METODOLOGIAS DE LINGUA PORTUGUESA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
PROFESSORA: KEILA MATIDA DE MELO COSTA
ALUNA :
4º PERÍODO, MATUTINO
SÍNTESE CAPÍTULO 3 “Escrita e Escola”
A educação Linguística
O autor trabalha com a educação linguística. No trabalho do autor o objetivo principal é dar diretrizes para o ensino da retórica. Ele traz como funcionava de fato a educação em alguns momentos da história, a situação brasileira, a mídia impressa e as outras mídias, um projeto pedagógico letrador e a formação dos professores.
Trechos destacados: O autor cita que em Roma a educação era voltada exclusivamente para os jovens aristocráticos do sexo masculino.(pág,75) A educação para a escrita foi na antiguidade, sempre para poucos porque durante milênios, a escrita foi prática socialmente muito restrita, esteve vinculada apenas ao núcleos do poder econômico, politico e religioso. Só no ultimo que isso começou a ser alterado. (pág,76)
Alguns acontecimentos desse percurso se destacaram, primeiro foi o desenvolvimento do design do códice, o objeto antecessor imediato do livro, o segundo acontecimento foi o desenvolvimento da tecnologia do papel, finalmente a invenção da prensa com isso foi possível ampliar o alcance social da língua e multiplicou a prática social da escrita. (pág,76)
Desde o séc xv a humanidade ingressou na era do livro. O autor também cita algumas ondas de alfabetização, os ideais humanistas do renascimento estimulavam o saber letrado e a reforma religiosa conduzida por Lutero ao formar o princípio do sacerdócio universal de todos os crentes, desencadeava a necessidade de todos terem acesso ao texto bíblico. então traduziram a bíblia. (pág,77)
No início do séc XVII, em 1627, foi publicado o primeiro tratado pedagógico moderno a didática magna de Jean Comenius, a didática magna de Comenius foi a primeira obra pedagógica ligada a tradição