Diversidade na linguagem
Público alvo:
Alunos do 2º ano do Ensino Fundamental ( 7 anos )
OBJETIVO GERAL:
Trabalhar o processo de leitura-escrita dando ênfase ao respeito pela diversidade dialetal através do lúdico.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Levantar as hipóteses sobre as cenas das gravuras apresentadas:
- Fazer interpretação das cenas das gravuras levando em conta os conhecimentos prévios de cada um;
- Produzir um texto oral através das ilustrações conforme a interpretação de cada um.
- Produzir um texto escrito coletivo conforme a interpretação de cada um.
- Produzir uma história em quadrinho utilizando-se de linguagem verbal e não verbal, com as diferenças dialetais.
CONTEÚDOS:
Leitura e Escrita de história em quadrinho
METODOLOGIA:
- A metodologia utilizada será através de atividade coletiva com a interação professor e aluno durante o desenvolvimento das atividades em sala.
- No primeiro momento o professor colocará a história em quadrinho fixada no quadro negro. Posteriormente, será feito uma interpretação da mesma juntamente com os alunos. Serão levantadas as hipóteses de cada educando em relação as gravuras em destaques. Todas as interpretações dos alunos serão anotadas no quadro negro para que seja feita uma leitura destacando as sílabas existentes nas palavras geradoras.
- Posteriormente o professor chamará a atenção dos alunos para o dialeto regional do Chico Bento e questionará se os educandos conhecem as diferenças da linguagem de pessoas do interior frente às pessoas da cidade e ainda, se conhecem alguém que reproduza o mesmo tipo de fala.
- Dando continuidade à reflexão, o professor indagará se as crianças percebem formas diferentes das pessoas falarem na televisão e no rádio e frente a resposta afirmativa o porquê das pessoas falarem de formas diferentes.
- No próximo momento os alunos farão uma produção de texto coletiva com pequenas frases sobre as gravuras apresentadas. A professora como escriba reproduzirá o texto no