Novo perfil da área de Recursos Humanos Consultoria Interna
RESUMO:
Mudança do papel de RH
1- Acompanhando os constantes desafios propostos pelo mundo moderno, surge nas organizações proativas e bem sucedidas. Um novo conceito de gestão de Recursos Humanos: A consultoria interna.
No passado, gerir pessoas, por intermédio do departamento de pessoal, consistia em “tratar burocraticamente” os processos de admissão, pagamento de salário, demissão e as obrigações legais das empresas. Era o RH fiscalizador e regulador por excelência.
Porém, sabe-se que a gestão administrativa é o fator diferencial de qualquer organização. O desafio dos novos tempos, portanto, agregar valores as atividades, transformar os seus Recursos Humanos em ganho de lucro por meio do investimento de pessoas.
É crescente o número de empresas que adotam o novo perfil de Gestão de RH.
2- Por que mudar?
O bom serviço das organizações modernas, perspectivas em relações ao impacto da economia globalizado, inovação tecnológica (incremento da comunicação e facilidade de acesso á informação) é a nova relação capital e trabalho, tem direcionado a sua gestão ao aprimoramento da estrutura do trabalho. Portanto, evoluir a gestão de RH surgiu da necessidade do maior conhecimento do ambiente interno e externo da organização. Neste contexto, o maior objetivo do novo profissional de RH passa a ser a busca do comprometimento com a empresa em todos os níveis integrando os seus profissionais no processo de mudanças, conscientizando-os da importância do seu papel, incentivando a criatividade e a autonomia, deixando-os “fazer diferente”, já que, embora trabalhem em equipe e com tecnologias mais sofisticadas, somente eles possuem o dom de pensar, criar e inovar.
Orlickas (1999), observar um fator fundamental: O ponto crítico da gestão de Recursos Humanos é administração “técnica” e gerenciamento “por partes” das pessoas, o que com o tempo, parou a relação com trabalho, com o negócio, com os resultados esperados e com