Sistemas Operacionais
Tema: Criptografia e Segurança da informação.
Problema: Antes da era digita, demoraria dias pra uma informação chegar do outro lado do mundo. Hoje, com o advento da internet, surgiram meios de comunicação instantâneos: Emails, IM, videoconferências e etc.
Ao passo que, todos os dias, lidamos com nossas informações pessoais e empresariais, existe uma preocupação crescente com a segurança da informação, gerando a pergunta: como podemos proteger nossos dados de bisbilhoteiros?
Justificativa: A segurança da informação se tornou um assunto bastante polemico nos últimos meses. É conhecida hoje que o EUA espionou (e espiona) países em desenvolvimento ou com risco de “terrorismo”, ocorrendo à violação de conteúdo sigiloso, a privacidade se tornou um tema comum e um problema social.
Este trabalho se torna relevante a parti do momento em quem há preocupação com a segurança da informação. O problema tratado neste trabalho é o de mostrar a facilidade de interceptação da informação ambiente cliente-servidor-cliente, e também o ato humano, porque não adianta gastar fortunas em segurança da informação se não conhecermos quem utiliza o sistema.
Como mostra no livro A arte e enganar do autor Kevin Mitnick (Afirma que o elo mais fraco em qualquer esquema de segurança é o fator humano)
Objetivos
Geral: Aplicar alguns métodos de proteção de arquivo.
Específicos:
Mostrar os métodos adequados para que não tenha a violação de conteúdo privado.
Apontar os principais motivos que levam a violação do conteúdo sigiloso.
Formula idéias e pensamentos sobre os nossos atos em relação a segurança da informação.