CONSELHO MUNICIPAL DE SAUDE
QUEM SOMOS? O Sistema Único de Saúde - SUS, foi criado pela Constituição Federal de 1988, que o define como a integração de ações, atividades e serviços de saúde prestados por orgãos e instituições públicas , federais, estaduais, e municipais e, de forma complementar, as entidades de iniciativa privada. Os serviços integram uma rede organizada por regiões com diferentes níveis de complexidade.
O desafio atual no âmbito da saúde é a busca da equidade e da diminuição das desigualdades e iniqüidades existentes, através de formas concretas e práticas de melhoria da qualidade, eficiência e eficácia no cuidado da saúde de todos.
A Saúde de todos só poderá ser alcançada pela coesão dos esforços da sociedade e pelo comportamento e postura responsável de cada um dos cidadãos.
É responsabilidade de toda a sociedade, Estado, setores sociais e econômicos, públicos e privados, e fundamentalmente, das próprias pessoas.
As conferências sucedem com maior regularidade, tendo a participação expressiva de todos os segmentos da sociedade interessados em saúde.
Deliberações deste Conselho tem contribuído para o avanço dos serviços e da organização do Sistema Único de Saúde de Minas Gerais.
Em 1988, a nova Constituição Brasileira consagra os princípios da Reforma Sanitária, entre eles, o da participação da comunidade no Sistema Único de Saúde (SUS).
O SUS representa uma verdadeira reforma do Estado, pois sempre incorpora novos atores sociais ao cenário da saúde, garantindo a prática da democracia participativa, da descentralização e do controle social.
Neste momento estamos novamente tratando de avanços com a implementação do Pacto Pela Saúde - Pacto pela Vida, pela intransigente defesa do SUS e Pacto de Gestão.
O Sistema Único de Saúde é composto de vários órgãos colegiados das diferentes esferas de governo, que com a implementação do Pacto Pela Saúde serão 1IIIIilo mais participativos e fortalecidos:
. Conselho Estadual de Saúde