comportamento produtivo e contraproducente do funcionario
Escola Celina Pinheiro Gomes
Barra dos Carvalhos – Nilo Peçanha – Bahia.
Elaboradores: Coordenadora Pedagógica; Direção e Educadores da escola.
Séries a que se destina: Educação infantil a 8ª série
JUSTIFICATIVA
"O aprendizado de valores: base para a formação do cidadão."
Como se preparar na vida e para a vida? Todo ser humano tem suas crenças e com base nelas seus pensamentos e sentimentos, que culminam nas atitudes.
Acredita-se numa sociedade mais humana e justa, sem preconceitos, em que os cidadãos atuem compromissados com o bem comum.
A escola se tornaria vazia e ineficiente se se omitisse de resgatar certos valores "adormecidos" na consciência humana. Por esse motivo, torna-se essencial refletir o mundo atual, fortalecer e renovar as "crenças", inserindo no processo educacional valores que possibilitem a formação integral de nossos alunos.
OBJETIVOS
O professor, entendendo que o agente principal da escola é o aluno, deverá:
Propiciar o desenvolvimento de virtudes indispensáveis à formação humana;
Intensificar o trabalho de valores, consciente do papel social da escola, de modo a oportunizar as reflexões e atitudes que visam ao bem-estar dos cidadãos e o fortalecimento da autonomia dos homens.
Enfocar o que é ter boas maneiras.
Compreender a importância de utilizar as boas maneiras no dia a dia. Seja na escola, no trabalho, no lar, à mesa, na casa dos outros...
Utilizar sempre as "palavrinhas mágicas": Obrigado(menino), obrigada(menina), por favor, com licença, desculpe, senhor, senhora, bom dia, boa tarde, boa noite...
PROCEDIMENTOS
Os valores a serem trabalhados deverão atravessar as áreas de conhecimento. O professor deverá estar atento aos melhores momentos para tratar deste assunto. Poderão ser ocasiões imprevistas – como uma notícia no jornal ou uma briga no recreio, que mobilizem os alunos – ou ocasiões criadas pela sensibilidade do professor.
Selecionar canções coerentes com os