Probabilidade
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
CÂMPUS MEDIANEIRA
ENGENHARIA DE ALIMENTOS
Probabilidade e Estatística
Discente: Maria Gabriela
Medianeira – 2015
• O que é Estatística?
A Estatística está presente em todas as áreas da ciência que envolvam o planejamento do experimento, a construção de modelos, a coleta, o processamento e a análise de dados e sua consequente transformação em informação. A Estatística pode ser pensada como a ciência de aprendizagem a partir de dados. Em linhas gerais, com base na Teoria das Probabilidades, a Estatística fornece técnicas e métodos de análise de dados que auxiliam o processo de tomada de decisão nos mais variados problemas onde existe incerteza.
• Qual a relação entre probabilidade e Estatística?
Probabilidade é a parte da estatística que lida com incerteza ou o acaso, então através dela é possível se medir as incertezas.
• A Estatística é confiável? Em que circunstância?
A estatística pode ser confiável, pois embora não apresente resultados exatos, ela apresenta resultados muito aproximados, uma estimativa da pesquisa feita. Em termos de precisão, quanto mais estreito for o intervalo de confiança, maior será a precisão dos resultados. Entre as circunstâncias que podem aumentar a precisão do intervalo de confiança, insere-se o tamanho da amostra, ou seja, quanto maior a amostra, maior a precisão.
• Cite algumas aplicações de Estatística em engenharia de alimentos.
A estatística é indispensável em qualquer engenharia, pois a disciplina ensina táticas para a coleta e descrição de informações além de mostrar métodos para analisar dados. Em especial, na engenharia na de alimentos, a Estatística é essencial para analise sensorial, para observar a aceitação de um produto manufaturado em relação ao publico, entre outros.