Probabilidade
Origem das Probabilidades
A noção de probabilidade tem a sua origem mais remota referida não só à prática de jogos ditos de “azar", mas também, antes disso, à instituição dos seguros que foram usados já pelas civilizações mais antigas, designadamente pelos fenícios, a fim de protegerem a sua atividade comercial marítima.
O Cálculo das Probabilidades enquanto tal, na Idade média as primeiras tentativas de matematização do jogo de azar, muito difundidos na época. É sabido que desde sempre os jogos foram praticados como futuro, decidir conflitos, dividir heranças, etc.
Teoria das Probabilidades
A Teoria das probabilidades é o estudo matemático das probabilidades. Pierre Simon Laplace é considerado o fundador da teoria das probabilidades.
Os teoremas de base das probabilidades podem ser demonstrados a partir dos axiomas das probabilidades e da teoria de conjuntos. Os teoremas seguintes supõem que o universo Ω é um conjunto finito, o que nem sempre é o caso, como por exemplo, no caso do estudo de uma variável aleatória que segue uma lei normal.
A soma das probabilidades de todos os eventos elementares é igual a Um.
Para todos os eventos arbitrários A1 e A2, a probabilidade de que os eventos realizem-se simultaneamente é dada pela soma das probabilidades de todos os eventos elementares incluídos tanto em A1 como em A2.
Se a intersecção é vazia, então a probabilidade é igual a zero. Para todos os eventos arbitrários A1 e A2, a probabilidade de que um ou outro evento se realize é dada pela soma das probabilidades de todos os eventos elementares em A1 ou A2.
O primeiro estudo sistemático de como calcular probabilidades apareceu no livro Liber de Ludo Aleae, publicado em 1663, pelo médico italiano ( e também matemático, físico e astrólogo ) Girolamo Cardano ( 1501 - 1576 ).
Devido a sua fama na época, Cardano foi convidado para fazer o horóscopo de Eduardo VI, prognosticou-lhe longa vida. O rei morreu no ano seguinte. Por outro lado