Probabilidade
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PROBABILIDADE: ORIGEM E TEORIA
Rondonópolis, MT
Março de 2013
LAÍS ALVES SANTOS
PROBABILIDADE: ORIGEM E TEORIA
Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis como requerimento parcial de nota à Disciplina de Estatística Aplicada ministrada pelo professor
Rondonópolis, MT
Março de 2013
INTRODUÇÃO
Probabilidade é a possibilidade mais acentuada da realização de um acontecimento entre inúmeros observados, baseada subjetivamente na opinião do observador e objetivamente na relação entre o número de casos acontecidos e o total das observações feitas.
A palavra probabilidade deriva do latim probare (provar ou testar). O estudo científico da probabilidade é um desenvolvimento moderno. Os jogos de azar mostram que o interesse em quantificar as ideias da probabilidade tem existido por milênios, mas as descrições matemáticas de uso nesses problemas só apareceram muito mais tarde.
Como outras teorias, a teoria das probabilidades é uma representação dos conceitos probabilísticos em termos formais, isto é, em termos que podem ser considerados separadamente de seus significados. Esses termos formais são manipulados pelas regras da matemática e da lógica, e quaisquer resultados são então interpretados ou traduzidos de volta ao domínio do problema.
PROBABILIDADE: ORIGEM E TEORIA
ORIGEM E CONTEXTO HISTÓRICO DA PROBABILIDADE
O importante e fascinante assunto das probabilidades teve as suas origens no seculo XVII. O século XVII vai até o período da Idade Moderna na Europa e nesse continente foi caracterizado pelo movimento cultural Barroco, o Grand Siècle francês dominado por Luís XIV, a Revolução científica e a Crise Geral. A última foi caracterizada na Europa notoriamente pela Guerra dos Trinta Anos, a